segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cruzeiro marítimo!! Pega a bóia e essas dicas úteis!!

Prestes a fazer meu segundo cruzeiro marítimo, montei um tutorial pra uns amigos que viajarão pela primeira vez. Achei que poderia ser interessante pra quem vai, pra quem quer ir e pra quem ainda não sabe de nada!! Me baseio na minha primeira experiência e também na Companhia Royal Caribbean que terá a honra de nos ter à bordo novamente!

Se tinha alguma dúvida quanto a experimentar essa delícia que é um Cruzeiro Marítimo, espero sana-las e te deixar com mais vontade de ir! Garanto que será maravilhosamente inesquecível!! Pra ajudar deixo aqui um vídeo que fiz em março/2010 à bordo do Splendour of the Seas!



Viu o vídeo, falou "ai que lhinduuuuu!!!" e chegou até aqui!! Então tá pronto!! Coloca o colete salva-vida e vem comigo!!

Ao arrumar a mala:
- Não precisa ser uma mala gigante, mas minúscula tb não! No caso de cabine dupla, cada um com uma mala média pra grande caberá direitinho na cabine, inclusive elas podem ser acomodadas embaixo da cama! Já em cabine tripla ou quádrupla quanto menor a mala, melhor! Ao lacrar a mala, use cadeado (ou segredo) e uma fita ou marcação q possa facilitar a identificação. Essa bagagem será despachada assim que se chega ao Terminal de Passageiros no Porto por volta das 8h (pra quem vem de longe vai de ônibus ou de carro é bom chegar cedo) e somente se reencontra com ela na porta da cabine depois das 18h. Caso ela não chegue à cabine deverá ser resgatada junto à tripulação e aí a fita ou marcação poderá ser bem útil. O desembarque tb é bastante organizado, mas pode acontecer de precisar de identificação.
- Tudo q for de valor (carteira, documentos, vouchers, dinheiro, cartões, jóias, etc), de uso imediato (medicamentos) ou frágil (óculos, câmeras, notebook, celulares, etc) deve ser acomodado na maleta de mão. Inclusive uma roupa mais leve, chinelo, biquini/sunga, óculos de sol, protetor solar e o q mais achar q pode precisar. Cada cabine possui secador, então se as meulheres quiserem levar prancha (chapinha) deixem na bolsa de mão ou em algum zíper do lado de fora da mala sem lacre para que possa ser fiscalizado.
- Homens podem levar camisetas, regatas, bermudas, calça jeans, sunga, chinelo, tênis, sapatênis. A quantidade é a gosto! Para a noite de gala "Jantar do Comandante" aconselha-se que levem um terno e como em todas as noites tem balada seria interessante ter roupa apropriada.
- Mulheres levem biquini (#cejura?), saída de praia, chinelo, blusinha, regata, bermuda, short, vestidinhos, tênis, sandália, etc. Para a noite do "Comandante" pode ser um vestido de balada mais chique, caso não tenha longo pra não precisar comprar. Mas pelamor, levem roupas boas, nada dos trapinhos que adoramos usar em casa. Esses devem ficar lá mesmo, em casa!! Maquiagem glamourosa para as noites e bem leve para o dia!
- Mulheres são mais friorentas que os homens, então seria interessante ter um casaquinho bem leve como curinga, pois o ar condicionado central do navio é bem frio. Casaquinho bem leve mesmo! Uma jaqueta jeans já tá pesado!
- Roupa branca pro caso de ter Festa do Branco!
- Não transporte nenhum tipo de garrafa.

As bagagens para serem despachadas! Tá vendo a azul gigante? Pois é...
Terceiro Check in e embarque:
- Depois de despachar a bagagem e preencher alguns dados no balcão da companhia chegou a hora do terceiro check in e o embarque imediato. Um cartão de crédito internacional será solicitado para confirmação de dados e registro das despesas internas. Então é entregue um cartão magnético da Companhia. Esse cartão é precioso! É a sua vida num Cruzeiro, pois ele abre a cabine, abre e fecha o cofre, paga as despesas extras (bar e lojinhas, por exemplo), pega e devolve as toalhas da piscina, dá acesso ao jantar formal no primeiro dia, permite a saída e a entrada no navio nos dias de parada, identifica a sua bagagem no desembarque. Dinheiro e cartão de crédito só serão usados nas cidades visitadas, dentro do navio é melhor deixar isso no cofre da cabine.
- Ao embarcar depois das 11h os passageiros são conduzidos para o deck da piscina, pois as cabines só serão liberadas depois das 13h. Enquanto isso dá pra trocar de roupa, cair na piscina ou então aproveitar pra almoçar. 
- Antes do navio sair do porto ocorre um treinamento rápido, porém obrigatório, para todos os passageiros. Consiste em aprender como chegar nos botes salva-vidas, como proceder com os coletes e o que fazer em caso de emergência.

Quase embarcando, quase!!!
Dentro do navio:
- As cabines são arrumadas duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Todas as cabines possuem cofre pra uso gratuito e é bom deixar ali tudo q for de valor.
- Todas as noites são entregues na cabine um exemplar do "Cruise Compass" que é o informativo do navio. Ele é bem útil, pois o navio oferece muita coisa e é através desse jornalzinho q se sabe de tudo que rola!
- Nas paradas, se for em porto o navio ficará atracado, então pode ser q não tenha senha nem tumulto pra descer, de qualquer forma fique atento. Em outros lugares com pier, é bom levantar bem cedo pra pegar a senha, pois como o navio ficará ancorado precisam organizar a ordem de pegar as lanchas que levam os passageiros até o pier.
- Os passeios fora do navio são por conta do passageiro, a Companhias tb oferecem mas é o dobro do preço.
- Comida é à vontade 24h! O restaurante que fica no deck da piscina oferece desde o café da manhã até o café da manhã do outro dia! Inclusive água, suco, chá, café, leite, achocolatado. Ao longo do dia e da noite dá pra comer de tudo, tanto comida mesmo quanto lanchinhos, docinhos, frutas, tudo! Uma orgia gastronômica!!!
- Bebidas alcóolicas (cervejas, destilados, drinks, etc) e refrigerantes são pagas com o Cartão Royal, assim como as compras das lojinhas internas, uso de internet, spa, médico.
- Todas as despesas dentro do navio são precificadas em dólar e pagas com o Cartão Royal que debita automaticamente no cartão de crédito q foi cadastrado no check in.
- Todas as noites há uma reserva já confirmada por cabine no restaurante formal. É um jantar opcional e já incluso. Entrada, prato principal e sobremesa tudo muito fino e elegante. Vale a pena colocar uma roupa bem legal e degustar de pratos muito bem elaborados! Nesse jantar só a comida e a água fazem parte do "free", demais solicitações (cafezinho, refri, cerveja, suco, etc) vão pro cartão!
- Todas as noites tem show no teatro, balada e bares espalhados pelo navio.
- Compras de bebidas no shopping são retidas até o momento do desembarque.
- Na piscina pode usar toalhas fornecidas, e ao sair dessa área (pra ir comer, ir na cabine, usar o wc) deve-se vestir uma saída de praia ou camiseta ou bermuda. Não pode ficar só de roupa de banho nas dependências do navio.
- O cassino só é liberado quando o navio está em alto-mar.
- Pra quem tem filhos existem várias opções de entretenimento infantil e teen, eles ganham pulseirinha de identificação e dá pra ficar bem tranquilo pq tem quem olhe os pequenos!


Imagem linda e imponente...

Assim que entramos fomos direcionados para o deck da piscina!


É muita comida, meu povo!!

Desembarque:
- O desembarque acontece na manhã do último dia depois do café. Na noite anterior as malas devem ser fechadas, lacradas e deixadas no lado de fora da cabine. Sendo assim, deixe na mala de mão a roupa e o sapato q irá usar para a viagem de volta (ônibus ou carro), bem como itens de higiene e demais pertences. Eu soube que teve passageiro que desembarcou de pijama!!
- Nessa noite as gorjetas tb serão entregues: garçom, garçom-assistente, maitre, camareiro. Lembre-se q as gorjetas já foram pagas antecipadamente, então tem-se vales-gorjeta pra entregar. Se quiser dar gorjetas extras, só pegar mais envelopes na recepção, colocar o dinheiro ali e entregar em mãos.
- As malas serão entregues no terminal do Porto e mediante apresentação do cartão Royal.


Enjôos:
Vi pessoas enjoando, sim. Mas a probabilidade disso acontecer é mínima. Caso ocorra, os próprios tripulantes sugerem: não beba líquidos, forre o estômago com alimentos mais pesados como pães e massas.

Qualquer dúvida, comentário ou que quiser me falar deixa um comentário que eu respondo com maior prazer!!

Esse visual compensa, né não??



Beijos,
Cla

As imagens e vídeo desse post são de minha autoria e está proibida a reprodução.

4 comentários:

  1. Olá....adorei suas dicas ,vou a um cruzeiro no começo de novembro , minha duvida é se conseguirei me divertir indo sozinha ????

    ResponderExcluir
  2. Olá Patricia, sua dicas são ótimas, vou ao meu primeiro cruzeiro e fevereiro de 2014 minha dúvida é sobre a festa do branco: o que eu devo usar e os homens como se vestem para a tal festa, é chique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marilza! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Fique bem tranquila com a Festa do Branco, vista-se como se fosse a um Ano Novo na praia: blusa leve e bermuda, saia, vestido ou o que te for mais confortável! Pros homens é a mesma coisa, bermuda e camiseta ou camisa polo. Os calçados tb são os confortáveis, afinal é uma festa, geralmente no deck da piscina, muito animada e descontraída como o Ano Novo brasileiro costuma ser e depois vira Carnaval! Tenha uma ótima viagem e volte pra me contar!!

      Excluir